terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Artigos Científicos Publicados pela SBPC

SEMEANDO MULTIDISCIPLINARIDADE – CONTEXTUALIZANDO NA HISTÓRIA A ORIGEM DA MATEMÁTICA. A origem da matemática pode ser estudada na História como forma motivadora da aprendizagem. A Internet se transforma em ferramenta de pesquisa e a prática da informatização agiliza na construção dos saberes. A construção de um folder registrou uma pesquisa multi disciplinar - História, Matemática, Português e Informática.


HÁ NÚMEROS NA BIODIVERSIDADE COM CATIVEIROS?
Crianças visitam o Horto de Dois Irmãos-Recife, e verificam as condições dos animais silvestres em cativeiros. Áreas e Perímetros foram conteúdos da Matemática que se estudou na Biologia dos animais. Limpeza, alimentos e conservação dos cativeiros foram objectos de críticas.


TRIÂNGULOS MARAVILHOSOS
A importância dos triângulos no dia-a-dia das pessoas levou os alunos do
Ensino Fundamental e do PRO JOVEM - da Escola Vasco da Gama-Recife - a entender que, a "Propriedade de Rigidez" existente apenas nos triângulos, fez na Engenharia o maior destaque nas estruturas em treliça que exigia segurança em sua estabilidade.


TRANSVERSALIZANDO A SEXUALIDADE
O uso da "camisinha" e a polémica do aborto foram temas abordados e percebido que o uso do vídeo didáctico pode se tornar um grande aliado do professor em sala de aula. "Uma vezinha só" -Clip de vídeo - mudou muito a opinião dos alunos adolescentes quanto a discussão de temas como estes.


HISTÓRIA + MATEMÁTICA = RAZÃO DA BELEZA A Beleza Áurea foi o grande destaque das atenções das crianças que queriam descobrir como a "medida de comprimento" é importante no cotidiano das pessoas e nas curiosidades culturais herdadas pelos gregos para definir o conceito de belo. A maior beleza pode está na Razão, mas a melhor beleza deve está no coração.

3 comentários:

  1. Ficamos felizes em poder colaborar com a divulgação dos alunos que participam de eventos em comunidades científicas, representando esta Fundação com carinho e competência.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Olá professor!
    estou postando esse recado com o email da minha esposa)
    Já estou com o texto história + matemática = razão da beleza.
    Um abraço,
    Marcus Antônio (3º período - Biologogia).

    ResponderExcluir