sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Curso de Pedagogia - Informática Aplicada à Educação - Textos

Informática na Educação - Texto 1 - Relaxe - Este artigo não será exigido com perguntas, mas poderá ajudá-lo de alguma forma.


Linguagens, Comunicação e Cibercultura: novas formas de produção do saber -Texto 2 - para verificação da aprendizagem. Todos devem fazer um comentário neste espaço (logo abaixo) e aguardar o 1º teste com duas perguntas abertas. Clique neste link (ou no título acima) e, abrindo o artigo de Marcelo Araujo Franco & Carmen Sanches Sampaio, guardem cópia para estudar.
Reflita agora com este artigo de Ömar:
Você tem medo de mudar?
Estamos vivendo na era da mudança. Ter medo de mudar é o mesmo que ter medo de viver. Temos de estar flexíveis, pois tudo acontece num piscar de olhos.
Por que você e eu temos medo de mudar? Porque aquilo que já conhecemos é confortável. É mais fácil lidar com ambientes habituais, pessoas conhecidas, dialetos usuais, ditames tradicionais, tarefas costumeiras, comidas e costumes familiares. O habitual exige menos esforço. O novo requer flexibilidade e ousadia. Demanda investimento de tempo e reaprendizado. Para atingi-lo é necessário deixar a zona de conforto e questionar até mesmo aquilo que está dando certo, enfim, para desbravar é preciso ter coragem, vitalidade e energia em abundância.Cada vez mais somos instigados a cultivar a ousadia, a fibra interior, pois o mundo é feito de mudanças. Para se chegar às transformações radicais da Revolução Francesa foram necessários milhões de anos. Daí até a revolução dos computadores, foram apenas dois séculos. E para a inteligência artificial, realidade virtual e engenharia genética bastaram duas décadas. Agora, o conhecimento humano dobra a cada dois anos.Vivemos numa era de mudanças velozes e de viradas drásticas. Ter medo de mudar, hoje, significa ter medo de viver. Como tudo muda tão rápido, a transformação ocorre, com ou sem o nosso consentimento. Se o medo de mudar nos vencer, andaremos amedrontados, resistindo com unhas e dentes. Mas essa atitude não impedirá que as coisas mudem. Pelo contrário, seremos arrastados, mesmo contra a nossa vontade, por um universo em acelerado ritmo de mutação.Em vez de amaldiçoarmos a mudança, podemos abençoá-la com idéias e ações inovadoras. Ao vencermos o medo de mudar, despertamos o nosso ímpeto interior. Ao optarmos pela coragem, vivemos criativamente e enriquecemos o processo. Enfim, nos transformamos em agente de mudança: lideranças positivas. Atuamos como verdadeiros faróis marítimos, iluminando as rotas das inexoráveis transformações humanas. Então, saia da inércia e se transforme num agente de mudança!
Ömar Souki

77 comentários:

  1. Agente vive no mundo de inovação. Todos os dias tem algo para mudar, se tivermos a mente aberta procurando o melhor e mais prático, sempre estaremos a dispostos a absorver as novas tecnologias. Quem quer lidar bem com os filhos e os jovens estudantes, deve procurar estar sempre a par das novas tecnologias, salvaguardando sempre os princípios morais, se por acaso houver choque.Por isso eu não tenho medo de mudança. IRACEMA CAMPOS ANTUNES - 1ºPEDAGOGIA 2009 - MANHÃ

    ResponderExcluir
  2. Não. O dia-a-dia nos mostra que mudar é necessario pois querendo ou não a tecnologia avança a passos largos e temos que acompanhar, aprender, a conviver com o novo para não ficarmos para tras.

    Maria Suzel -1° Pedagogia - Manhã

    ResponderExcluir
  3. o texto e muito interesante,hoje em dia as pessoas precisam está preparada para a tecnologia que cada vez mais está avançada.

    ResponderExcluir
  4. mudar na época de hoje é necessário se não você vai ficando pra trás, por que estamos na era na tecnologia

    ResponderExcluir
  5. muito interessante o texto pois precisamos estar ligados nas novas tecnologias.

    ResponderExcluir
  6. Bom, todo ser humano é passível a mudança, o seu medo é o que a torna difícil. O texto é uma importante ferramenta de motivação já que muitas de nos do curso de pedagogia manhã estamos retornando pos algum tempo a sala de aula e tendo que lida com novas tecnologias que até então passavam desapercebidas.

    Simone do Vale Oliveira Silva
    1° período Pedagogia - Manhã

    ResponderExcluir
  7. Não tenho medo de mudar e concordo com as mudanças, contanto que essa mudança seja para um novo desenvolvimento, melhor e tecnológico que esteja dentro da nossa área de pedagogia,deixando as boas ideias fluirem em nossos pensamentos,assim podendo por em prática em nosso dia-a-dia.
    SANDRA MARIA ALVES ANDRADE
    PEDAGOGIA:PRIMEIROPERIODO/Manhã

    ResponderExcluir
  8. Suzana Letícia
    Pedagogia I período Manhã

    Concordo plenamente com o texto, penso que o homem deve estar sempre aberto para novos conhecimentos e mesmo que seja difícil a mudança é da natureza humana tentar e sem ter medo de errar,o avanço tecnológico faz parte de nosso aprendizado estejamos então abertos à ele e que venha os desafios.

    ResponderExcluir
  9. A mudança é necessária na vida de todas as pessoas,não podemos nos retrair depende de nós termos a capacidade de vencermos obstáculos e barreiras.As novas tecnologias estão presentes,isto é inegável e temos que estar com a mente aberta para não ficarmos para trás.

    ResponderExcluir
  10. A vida é feita de inovações e temos que nos adaptar,as tecnologias são uma delas,que veio para acrescentar com seus avanços. Maria José Ferraz 1°Pedagogia Manhã.

    ResponderExcluir
  11. não tenho medo de mudar , quero adquirir novos conhecimentos, enfrentar os obstaculos, lutar pelos meus objetivos , pelos meus ideais sem ter que passar por cima de alguém, sobir cada degrau com meu proprio suor, viver a vida intensamente a cada minuto sem medo.tentar ser feliz completamene.sei que tenho minhas dúvidas,quem não tem? o bom dar vida é se questionar sempre...tenho medo de sim das mudanças de comportamento negativos de pessoas que querem dizer sim a violencia e outras coisas que vem acontecendo em nosso país...

    ResponderExcluir
  12. referente ao outro texto: O papel do poder publico é garantir educação para todos , e não deixar as diferncias regionais existente em nosso país, estados que já tem esse projeto de computadores em sala de aula,e outras se quer tem energia eletrica. escolas que tem tv e dvd em sala de aula,nem funcionam mais,pois não tem manutenção, é precario.."como o aluno pode interagir com as tecnologias se não tem" perdendo saberes socialmente construido.com esse projeto "virtual'se conhece o mundo ,histórias,culturas,bibliotecas em toda parte do mundo."sem sair da sala de aula" com pesquisas,adquirindo conhecimentos para toda uma vida..(infelismente o que predomina é as desigualdades socias no brasil,o Brasil precisa de uma ESCOLARIZAÇÂO COMPLETA e não de as DESIGUALDADES EDUCACIONAIS!!!

    ResponderExcluir
  13. REFERENTE AO OUTRO TEXTO: O SOCIOLOGO JEAN BAUDRILLARD ,UM DOS MAIORES CRITICOS DAS NOVAS TECNOLOGIAS, UM PROFETA DO FIM DOS TEMPOS.PERCEBIA QUE AOTRANSFERIR SUAS CARACTERISTICAS PARA NOVAS MÁQUINAS O HOMEM ABRE MÃO DE SI MESMO.PASSANDO A VIVER EM MUNDO VÁZIO,CRIANDO MÁQINAS INTELIGENTES. O HOMEM VIRTUAL É IMOVEL DIANTE DO COMPUTADOR , FAZ AMOR PELA TELA , TORNANDO-SE UM DEFICIENTE MOTOR E CELEBRAL. O QUE EXISTE É UM MUNDO DE SIMULAÇÃO DE LIBERDADE E DESCOBERTA.É UMA ESPECIE DE JOGO SEM FIM,SEM FINALIDADE. A INTERNET APENAS SIMULA UM ESPAÇO DE LIBERDADE E DESCOBERTA. O OPERADOR INTERAGE COM ELEMNTOS CONHECIDOS, SITES ESTABELECIDOS,CODIGOS INSTITUIDOS. TODA PERGUNTA SE TEM UMA RSPOSTA PREESTABELECIDA. ELE CONSIDERA A INTERNET UMA DROGA DE DOMESTICAÇÃO.O COMPUTADOR NÃO PASSA MÁQUINA DE ESCREVER ,MAIS PRÁTICA E COMPLEXA. ADOREI O TEXTO ....

    ResponderExcluir
  14. BEM NO TEXTO SE FALOU DE VIGOTSKI,QUEM É ELE? LEV SEMENOVICH VIGOTSKI , NASCEU EM 1896 , NA BIELO-RUS E FALECEU PREMATURAMENTE AOS 37 ANOS DE IDADE. ELE FOI O TEORICO QUE BUSCOU UMA ALTERNA TIVA DENTRO DO AATERIALISMO DIALÉTICO PARA O CONFLITO ENTRE AS CONCEPÇÕES IDEALISTA E MECANICISTA NA PSICOLOGIA , AO LADO DE LURIA E LEONTIEV, COSTRUIU PROSTAS TEORICAS INOVADORAS SOBRE RELAÇÃO DE PENSAMENTOS E LINGUAGENS, NA NATUREZA DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA EO PAPEL DA INTRUÇÃO NO DESENVOLVIMENTO. NO OCIDENTE ELE FOI IGNORADO,NA EX-UNIÃO SOVIÉTICA A PUBLICAÇÃO DE SUAS OBRAS FOI SUSPENSA EM 1936 E 1956 . ATUALMENTE SEU TRABALHO VEM SENDO ESTUDADO E VALORIZADO NO MUNDO TODO. AS ORIGENS DAS FDORMAS SUPERIORES DE COMPORTAMENTO COSCIENTE, PENSAMENTO, MEMÓRIA ,ATENÇÃO VOLUNTARIA, FORMAS ESSAS DIFERENCIAM O HOMEM E DOS OUTROS ANIMAIS, DEVEM SER ACHADAS NAS RALAÇÕES SOCIAIS QUE O HOMEM MANTÉM. ELE NÃO VIA O HOMEM COMO UM SER PASSIVO,CONSEQUENCIAS DESSAS RELAÇÕES ENTENDIA O HOMEM COMO SER ATIVO QUE AGE SOBRE O MUNDO , SEMPRE EM REÇÕES SOCIAIS É TRANSFERIR ESSAS AÇÕES PARA QUE CONSTITUAM O FUCIONAMENTO DE UM PLAMO INTERNO. ENFATIZA O ASPECTO ENTERACIONISTA .CONSIDERAR NO PLANO INTERSUJETIVO NA TROCA ENTRE AS PESSOAS QUE TEM ORIGEM AS FUÇÕES MENTAIS SUPERIORES. A TEORIA DE VIGOTSKI APRESENTA ASPECTO CONSTRUTIVISTA NA MEDIDA EM QUE BUSCA EXPLICAR O APARECIMENTO DE INOVAÇÕES E MUDANÇAS NO DESENVOLVIMENTO...

    ResponderExcluir
  15. estamos vivendo na era das tecnologias das mudanças, o mundo exige que mudemos é preciso mudar para não ficarmos para trás, precisamos adquirir novos conhecimentos para que a mudança possa valer a pena

    magda alves 1 periodo pedagogia manhã

    ResponderExcluir
  16. Nós vivemos no mundo de renovação. Todos os dias tem algo novo para mudar. Cada dia que vivemos é um novo aprendizado, ou seja, uma nova lição de vida.
    A necessidade de mudar é de muita importancia, querendo ou não, vivemos em uma era de mudanças, a transformação ocorre com ou sem o nosso consentimento. Mudar hoje é adquirir conhecimentos e amadurecer para o nosso próprio bem e sempre conviver com o novo para não ficarmos para trás.

    Izabelle Barbosa-1º periodo pedagogia/manhã*

    ResponderExcluir
  17. É um tema de extrema importância para nós, futuros educadores. Precisamos realmente estar sempre preparados para as mudanças, e nesse caso, para as novas tecnologias, usando-as como ferramentas facilitadoras do aprendizado. De modo a tornar atraente e interessante o saber.

    ResponderExcluir
  18. É um tema de extrema importância para nós, futuros educadores. Precisamos realmente estar sempre preparados para as mudanças, e nesse caso, para as novas tecnologias, usando-as como ferramentas facilitadoras do aprendizado. De modo a tornar atraente e interessante o saber.

    Rachel Barros - Pedagogia, 1º período, manhã.

    ResponderExcluir
  19. Não tenho medo de mudar. O ser humano necessita de mudanças no seu cotidiano para que desperte sua ateção para o novo. A inércia frente a grande revolução diária em que vivemos, significa não viver, pois temos que acompanhar de qualquer forma o que acontece ao nosso redor, para que assim consigamos viver em harmonia com a sociedade. Não somos somente obrigados a aceitar as mudanças, não devemos nos esquecer que também podemos contribuir com evolução, principalmente nós educadores. Devemos caminhar lado a lado com o desenvolvimento!

    Thayana Vero - Pedagogia, 1º período, Manhã.

    ResponderExcluir
  20. Albério
    O educador tem que saber trabalhar com todas as ferramentas que lhe oferecem ou com a ausência delas.
    A tecnologia oferecida hoje viabiliza muito a aprendizagem, mas não deve ser tratada como motivo principal da aprendizagem.Nós educadores iremos nos deparar com várias situações em nossa caminhada profissional e numa dela provavelmente não teremos a tecnologia a nosso favor e aí teremos que adotar os métodos tido talvez como obsoletos e da mesma maneira teremos que ter resultados positivos.

    ResponderExcluir
  21. Isabelle

    A tecnologia com certeza vem acrescentar no desenvolvimento humano hoje. É fundamental que estejamos inserido nessa atual realidade, apesar do medo de alguns profissionais de serem substituídos por máquinas.

    ResponderExcluir
  22. Maria do Carmo de Araujo

    Quem quer mudar? Quando tudo se parece está bem, quando na verdade a busca do conhecimento que se renova a cada dia é de grande importância na vida do homem. Sabemos que tudo se renova e acreditando nessa mudança nos tornaremos um agente de mudança.

    23 de março de 2009

    ResponderExcluir
  23. Maria do Carmo de Araujo Pedagogia 1ºPeríodo,
    tarde.

    O computador revolucionou, está sempre bem atualizado e atualizando o homem, a máquina evoluiu sendo de grande importância para a humanidade.
    Sendo que o professor permanece e é de muito grande valor no crescer e desenvolver da quele que busca o computador

    ResponderExcluir
  24. Maria do Carmo de Araujo 1ºperíodo de Pedagogia, tarde.

    Escola e tecnologia engrandece, enriquece a formação do aluno, lhe mostrando oportunidades de grandes conhecimentos, os quais poderão utilizar no futuro.

    ResponderExcluir
  25. O texto é bastante interessante pois deixa bem claro que devemos encarar a mundança como desafio,mudar significa reconstruir,fazer sempre o melhor.Meu objetivo no curso e nascer a cada dia,ou seja,mudar para melhor é disso que a educação precisa.
    Jaqueline Machado 1ºperíodo Pedagogia Manhã

    ResponderExcluir
  26. JOSINETE FRANCELINA
    DA SILVA- PEDAGOGIA 1º P M.

    EU NÃO TENHO MEDO DE MUDAR PORQUE O MUNDO É CHEIO DE MUDANÇAS TRANSFORMAÇÃO. GIRAMOS EM TORNO DE CONHECIMENTOS QUE FAZ PARTE DO DESENVOLVIMENTO DO SER E PARA PARA SE ADAPTAR, É PRECISO MUDARE E PODER SE RELACIONAR COM O NOVO

    ResponderExcluir
  27. Roza Alves 1º período Pedagogia manhã(meu blog é esse)
    muito interessante o texto pois precisamos estar ligados nas novas tecnologias.

    ResponderExcluir
  28. Rafaela Blanchy 1º periodo de Pedagogia Manhã
    Eu acho que a mudança é necessária na vida de todas as pessoas,não podemos nos retrair, depende de nós termos a capacidade de vencermos obstáculos e barreiras.

    ResponderExcluir
  29. TALITA LOURENÇO DA SILVA 1 PERIODO DE PEDAGOGIA MANHÃ
    É UMA REALIDADE,NUNCA DEVEMOS DESISTIR DE IR EM BUSCA DOS NOSSOS OBJETIVOS E SEMPRE ESTAR CONCIENTE DE QUE MUITAS DIFICULDADES VIRAM E DESISTIR JAMAIS.

    ResponderExcluir
  30. A necessidade de mudar é de muita importancia, querendo ou não, vivemos em uma era de mudanças, a transformação ocorre com ou sem o nosso consentimento.

    ResponderExcluir
  31. Cleonice Rosa, 1º Periodo Manhã
    A necessidade de mudar é de muita importancia, querendo ou não, vivemos em uma era de mudanças, a transformação ocorre com ou sem o nosso consentimento.

    ResponderExcluir
  32. Rayza Adara 1ºperíodo-pedagogia-manhã.
    muito interessante o texto,pois temos que estar sempre atualizados e que a mudança é necessaria
    para estarmos sempre seguindo em frente.

    ResponderExcluir
  33. Marinês Pinheiro, 1º Periodo Manhã
    Todos os dias tem algo para mudar, se tivermos a mente aberta procurando o melhor e mais prático, sempre estaremos a dispostos a absorver as novas tecnologias.

    ResponderExcluir
  34. Gilca 1ºperíodo,pedagogia-manhã.
    como atualmente vivemos numa era de mudanças é muito importante estarmos atualizados e bem informados sobre a tecnologia , preperados e adaptados a mudanças que ocorrerão no nosso dia-dia e também na sala de aula.

    ResponderExcluir
  35. Natalia gomes 1ºperíodo-pedagogia-menhã.
    As mudanças tecnologicas estão avançadas de acordo com as necessidas de adaptações do ser humano na sociedade é preciso haver mudança para ter malhoras.

    ResponderExcluir
  36. Eu, entendo com este txto de OmarSuki, que nós não devemos ter medo de mudar, e sim a acompanhar as mudanças que acontecem no nsso cotidiano.Mesmo que para isso tenhamos que romper antigas convicções que outrora eram consideradas verdades absolutas.Talvés a sociedade tenha que ser mais flexivel e aceitar a evolução que ocorrem nos dias atuais e que mexem tanto com a nossa rotina como por exemplo, temos que nos acostumar com os avanços da tecnologia em todas as áreas,da informática etc.Porque é preciso crescer para evoluir.Maria sonjs.

    ResponderExcluir
  37. As mudanças nem sempre são aceitas com facidade.Muitas vezes a vida leva o homem a mudanças inesperadas,devido algumas circunstâncias e com isso ao crescimento humano e profissional.A tecnológia é de grande impotância para o educador.

    Maria José
    1º Pedag manhã

    ResponderExcluir
  38. Eu não tenho medo da mudança,munda sempre é bom ajuda você crescer individualmente e profissionalmente,e atraves da sua mudança até a familia munda junto com você,que pema tanto eu como muitos não tem comdições de seguir o avanço das tecnologia,mas se eu podesse com sertesa iria longe,mas por emguamto vou senguindo de acordo com minhas condiçcõs.

    ResponderExcluir
  39. Eu não tenho medo da mudança,munda sempre é bom ajuda você crescer individualmente e profissionalmente,e atraves da sua mudança até a familia munda junto com você,que pema tanto eu como muitos não tem comdições de seguir o avanço das tecnologia,mas se eu podesse com sertesa iria longe,mas por emguamto vou senguindo de acordo com minhas condiçcõs.

    ResponderExcluir
  40. Natália Silva, Pedagogia 1º periodo - Manhã

    Hoje não devemos ter medo de mudar,pois a mudança sempre é bom faz com que o ser humando cresça tanto no o lado pessoal como profissional,por isso devemos estar sempre aberto a mudança de nosso dia-a-dia, vencer nossos obstaculos e dificuldades,encara-los como aprendizagem e crescermos cada dia mais.Com as novas tecnologias de hoje temos que mudar com a necessidade de nossa sociedade,a informática hoje em dia esta sendo exigida em todos os lugares,devido a isso a tecnologia é muito importante para o educador como tambem para o aluno que desde cedo ja começa a se adaptar com as mundanças.

    ResponderExcluir
  41. Claudio Camara,lº periodo-Manhã

    EU já tinha observado por essa ótica apesar de ter um pouco de medo do inesperado, porem , temos realmente que nos adaptarmos ao crescimento assustador dos novos tenpos procurando a melhor forma para isso.

    27 de março de 2009 13;00

    ResponderExcluir
  42. A vida é uma caixa de surpresa. Por isso o ser humano não está preparado para mudanças.Porém mudar é necessário para que a humanidade evolua em todos os sentidos.
    Viviane Santos 1º período Pedagogia noite

    ResponderExcluir
  43. No sistema da informática, exístem novas linguagens para facilitar a automatização dirigidas pelos computadores.
    EXEMPLO; no JAPÃO JÁ Exíste fábrica. sem homens que produzem carros totalmente formatizados.


    ROSIANE MARIA.1ºPERIODO PEDAGOGIA. MANNHÃ.

    ResponderExcluir
  44. A cada dia a tecnologia revolucionária da informática surpreende o homem, mas isso não quer dizer que a máquina domina a inteligência do homem...A escola eo leitor dee preparar o aluno para que,futuramente eles tenham capacidade de trabalhar com a tecnologia extremamente avançada.

    ResponderExcluir
  45. A cada dia a tecnologia da informática revolucionária surpreende o homem, mas isso não quer dizer que a máquina domine a inteligência de quem a fez...A escola e o leitor deve preparar o aluno para que,futuramente eles tenham capacidade de trabalhar com a informática tecnológicamente avançada.

    RSIANE MARIA 1º PRIMEIRO PERIODO PEDAGOGIA, MANHÃ.

    ResponderExcluir
  46. A tecnologia da informática está tão avançada que diante dos olhos do homem o auto estima de poder pode levá-lo há uma destruíção mundial...como a bomba tômica...mas pode também dá uma grande ajuda para que todos sejam beneficiados. NA SAÚDE, NO DNA, PESSOAS DEFICIENTE, SUBSTITIUR AUDIÇÃO,BRAÇO, PERNAS E ETC...BASTA UM CHIP PARA QUE ATARVÉS DO CÉREBRO O HOMEM POSSA ATÉ MESMO REGULAR A FREGUÊNCIA DO CORAÇÃO.


    ROSIANE MARIA. 1°PRIMEIRO PERIODO-PEDAGOGIA.

    ResponderExcluir
  47. Estamos vivendo numa época em que a enovação se espande a cada momento.
    Uma era tecnológica onde a ciência e o desenvolvimento não param de crescer, contudo, o medo de mudar ainda afeta um bom nº de pessoas.
    A cada momento nos deparamos com vários tipos de mudaça, pelas quais, não sentimos, mas, elas estão lá, (em algum lugar),acontecendo, e, só vamos descobrí-la após algum tempo, e daí, percebemos que ela não nos afetou ou afetou de uma forma indireta.
    Exemplo:Mudança de políticos em tempos de
    eleição. Alguém foi eleito a prefeito, mas não sabemos se ele vai adotar o mesmo procedimento de trabalho do candidato anterior ou se ele tem o seu próprio método para desenvolver durante o seu mandato, isso implica mudanças favoráveis e não favoráveis em favor da sociedade, que só iremos perceber durante sua estadia no cargo de prefeito.
    Enfim, não há motivos para ter medo da mudança ela já faz parte da vida humana, a medida que evoluimos, nos desenvolvemos e sofremos mudanças, necessário se faz aceitá-las e nos modernizar a cada momento para não ficarmos para tráz.


    Mª DE FÁTIMA DE LIMA.

    PEDAGOGIA 1º PERÍODO MANHÃ

    ResponderExcluir
  48. Elaine Sabrina 1° P Manhã Pedagogia30 de março de 2009 às 12:17

    Não tenho medo das mudanças. Nosso mundo está em plena evolução e temos que estar interagindo com ela, o computador auxilia muito nessa evolução, mas sem o educador que a cada dia se atualiza nas mudanças mundiais, ele não fica sendo tão tecnológico assim.

    ResponderExcluir
  49. O texto relata vários tipos de opiniões contra e a favor da tecnologia. Desde o homem primitivo até o homem que hoje se encontra totalmente ligado com a tecnologia. Tornando-se um individuo solitário, a ponto de não interagir com a sociedade.

    Edvania - pedagogia, 1° periodo - manhã

    ResponderExcluir
  50. o que o texto diz de certa forma é real se de um lado perde o contato social, por outro, a tecnologia lhe permite conquistar fronteiras.

    Maria Suzel - Pedagogia, 1º periodo- manhã
    texto II

    ResponderExcluir
  51. Bem o texto fala sobre a inclusão da tecnologia na educação, de como ela pode ajudar na aprendizagem. Acredito que isso é uma boa forma de melhorar a educação, desde que seja de uma forma controlada.Para que assim os alunos não se tornem mais preguiçosos, já que com as novas tecnologias tudo fica mais fácil. Que esta tecnologia seja para melhorar cada vez mais nossa educação, e não a prejudica-la. Que seja usada de uma forma consciente,para assim melhor nos servir.
    Comentário de:
    Lucimara Oliveira
    1º período de Pedagogia- Manhã

    ResponderExcluir
  52. Luciana Lira Moreira

    Realmente ter medo de mudar é ter medo de viver,devemos estar sempre buscando novos conhecimentos mesmo que para isso tenhamos que mudar .A tecnologia está a todo vapor e precisamos acompanha-la porque se assim não fizermos ficaremos presos ao passado .

    ResponderExcluir
  53. informatica na educação
    a tecnologia vem para o homem acredito eu para que ele conquiste, se apefeçoe de uma maneira ate se socializar mais. ao mesmo tempo o homem que já está se individualizando muito deixando-o até de se comunicar de maneira formal.
    iracema antunes 1º periodo pedagogia manhã

    ResponderExcluir
  54. informatica na educação

    do jeito que a tecnologia veio para ajudar o homem a se desenvolver, espandi-se,a socializar-se e ter uma comunicação com o mundo ele proprio esta deixando que a tecnologia tome conta do seu dia dia, as vezes, de forma errada.

    Maria José ferraz 1º periodo pedagogia manhã

    ResponderExcluir
  55. maria carolina 1º periodo de pedagoga
    mudar é preciso para reciclar nossos conhecimento,isso nunca é demais.que tem medo de mudar ñ está apto a acontecimento novos.

    ResponderExcluir
  56. isabelle raimundo 1º periodo de pedagogia manhã
    mudança nos traz beneficio porque através dela que adquirimos conhecimentos e amadurecimento.

    ResponderExcluir
  57. ana lúcia arruda 1º periodo de pedagogia manhã
    a mudança é um passo muito importante para o crescimento do ser humano.

    ResponderExcluir
  58. rayza adara 1ºperiodo pedagogia manhã
    não devemos ter medo de mudar nunca,mudar faz parte do cotidiano do ser humano,e é de suma importancia esse aprendizado para seu crescimento.

    ResponderExcluir
  59. O Universo move-se em permanente mudança. O fluxo ininterrupto da vida tem sua expressão mais perfeita no alternar do dia e da noite e na seqüência das estações.
    O homem, como parte integrante do Universo, também tem sua vida regulada por ciclos alternados de prosperidade e escassez, movimento e paralisia, alegria e tristeza.
    portando mudar é primordial para o homen viver em meio a tantas novidades que vemos na sociedade e dentro de nós mesmos é preciso haver essa mudança.
    Rozana Alves de Oliveira 1º período de pedagogia - manhã

    ResponderExcluir
  60. NÃO TENHO MEDO DE MUDAR! O problema é qual o objetivo da mudança? Será apenas para seguirmos uma tendência,ritmo,estilo ou seja qual for a "onda". É preciso cautela e planejamento para mudarmos!Se mudar não fosse tão importante o Ap.São Paulo em uma de suas cartas aos coríntios no c.11 e v,28 ele escreveu"EXAMINE-SE POIS, O HOMEM A SI MESMO",isto nos reporta a uma auto-avaliação de nós mesmos!Nossos medos e conceitos precisam serem reformulados dia-a-dia.afim de promovermos mudanças ao nosso redor e de nossos próximos!QUE O SENHOR JESUS TE FAÇA PROSPERAR!Rizelma Moura - 1º Pedagogia - Manhã

    ResponderExcluir
  61. Após ter lido esse texto percebi o quanto estamos fixos a pensamentos e atitudes tão conservadoras. Adorei, pois me fez ver quão grande são as novas tecnologias voltadas para a educação e apartir dessas inovações aplicá-las no meu cotidiano.
    Esse processo deverá ser continuo e gradual, nós fazemos parte de um todo onde devemos estar prontos para as mudanças. Aracele Ramos 1º período Pedagogia tarde

    ResponderExcluir
  62. O mundo desde á sua formação evolui constantemete e , com ele a humanidade. O homem dotado de inteligências vem desenvolvendo novas atribuições tecnológicas que, aos poucos a parte da sociedade aderui por necessidades trabalhistas ou até por acompanhar esta revolução tecnológica.Devemos evoluir sem medo ,buscando e criando inovações.

    ResponderExcluir
  63. O mundo desde á sua formação evolui constantemete e , com ele a humanidade. O homem dotado de inteligências vem desenvolvendo novas atribuições tecnológicas que, aos poucos a parte da sociedade aderui por necessidades trabalhistas ou até por acompanhar esta revolução tecnológica.Devemos evoluir sem medo ,buscando e criando inovações.

    gleyne severina da hora 1º pedagogia- tarde.

    ResponderExcluir
  64. Em meios as diversidades,estamos vivendo tempos de mudanças, em que o homem se encontra com a tecnologia e procura avançar.
    Diante de tantos desafios é necessário ter uma visão, para encontrar o que se procura, sem medo
    para atigir metas horizontais e verticais que estão semmpre a nossa espera.
    Palavras não podem ficar soltas no ar, precisam se juntar para dar sentido ao que falamos, mostrando que o aer humano é capaz de atingir seus ideais. Edna de Melo 1º Período de Pedagogia da tarde 07 de abril de 2009.

    ResponderExcluir
  65. A informatica é tão importante porque atua no conhecimento humano para que possamos ter um desenvolvimento e crescimento pessoal.
    aluna: JESSÉ DECIA DE FRANÇA 1ºperiodo de pedagogia Turno:tarde -07 de abril de 20099

    ResponderExcluir
  66. informática é uma tecnologia avançada dos novos tempos que veio para facilitar a vida das pessoas e o desenvolvimento do planeta. Trazendo uma nova dimenção e visão do mundo .Precisamos de informática como ferramenta principal do desenvolvimento e progresso.
    Sandra Maria Pereira.Pedagogia 1º período Tarde

    07/04/2009.

    ResponderExcluir
  67. Tecnófobos - ohomem perde o direito de pensar,passando essa função para as máquinas e abrindo mão de suas funções. As máquinas atropelama sequencias primordial da vida que é crescer e desenvolver a inteligencia .As novas
    gerações atrvessarão a vida amanados a um assento ,e se faz um homemimóvel diante do computador.Há no cibereopala a positividade realmente de descobrir alguma coisa? Segundo Baldrillard o que existe é apenas um mundo de simulaçao de leberdade e descoberta .Tudo esta prestabelecido.Já os tecnófilos se defendem e dizem que o ciberespaço poderá se realizar uma nova cultura formando uma inteligenciacoletiva.
    Expedita Celestina da silva.Pedagogia 1ºperíodo tarde. 7 de abril de 2009.

    ResponderExcluir
  68. O texto foi uma das ferramentas importantes neste início de curso. Pois foi lendo-o que refleti a respeito de que tipo de profissional desejo ser.O texto deixa explícito as vantagens de ser um profissional aberto as inovação tecnológicas,onde o homem ao aceitar estas tecnológias,ele não está deixando para trás o ato de pensar e sim,está unido forças a um grande alido.
    Hérica Fabiana da S. Teixeira
    1ºPeríodo de Pedagogia,Tarde

    ResponderExcluir
  69. O texto ele está bem definido e claro com as mudanças entre linguagens,comunicação e tecnologia.As opiniões no texto elas estão tanto contra como á favor da tecnologia que se inovam á cada dia.A tecnologia ela veio para inovar á educação com ideias e novos meios das pessoas se comunicarem o que enriquecem os conhecimentos humanos . silvania vicente lemos 1 pedagogia tarde

    ResponderExcluir
  70. referente ao segundo texto:
    minha posição a respeito dos tecnófobos e tecnófilos: na minha opinião não podemos ser tão radicais, pois nos dois casos são grandes extremos. acho que temos que fazer uma união das duas teorias para tentar ser o mais sensato possível, pois a tecnologia ajuda bastante, mais não podemos colocá-la como fundamental e dessa forma substituir a importância da mente pensante do ser humano.
    Thayana Vero - 1º período - Manhã.

    ResponderExcluir
  71. eu não tenho medo de mudar. pois temos que estar preparados a todo momento para as mudanças atuais que surgem a cada dia. a tecnologia é hoje um instrumento de trabalho em todo segmento e não podemos deixar de lado esse momento de total mundança.


    referente ao texto 2.

    a imformática é para uns um facilitador da aprendizagem, e para outros uma moda temporária,chegou muito rápido talvez vá muito rápido.

    Elionai pimentel 1º perído pedagogia manhã

    ResponderExcluir
  72. o texto deixa de forma clara e objetiva as transformação do avanço tecnológico nos dias atuais; principalmente na implantação da informática nas escolas sendo um facilitador da aprendizagem dos alunos em sala de aula.
    Solange Clemente dos Santos - 1º período da Tarde.

    ResponderExcluir
  73. A informatica é uma tecnologia para melhorar a nossa vida. Sabemos que tem pessoas que não gosta,pois tem medos de mexer em computador mas no século de hoje temos que nos desenvolver pois tudo é tecnologia.
    Monique Ellen
    1ºperiodo tarde Pedagogia

    ResponderExcluir
  74. O Tempo da Tecnologia

    O Tempo a cada momento com sua tecnologia
    inovando e trazendo novos conhecimentos ao mundo atual,Platão não aceitava com a novidade dos livros, com novas máquinas as pessoas se entessam em aprender.A vida sempre vai oferecer ao homem algo que ele não conhecia que é o novo. Lucineide Carmelita 1 período tarde pedagogia

    ResponderExcluir
  75. O tecnófilo é um formador de inteligência coletiva, tem um amplo e vasto conhecimento em rede com interconecxão mundial dos computadores e que usa suas aulas fazendo transformações que almegem o desenvolvimento da busca de conhecimento.
    PERFIL MARCANTE:inúmeras possibilidades pedagógicas, possibilidades por navegar por diversos textos e diversos temas, pesquisas inúmerad, atividades feitas e concluídas no computador e tudo isso feito com limetes e planejamneto.
    SE FAZ NECESSÁRIO INCUTIR DE FORMA GRADATIVA E CONTÍNUA EXEMPLOS DE TRABALHOS QUE DERAM CERTO ATRAVÉS DO USO DAS NOVAS TÉCNICAS, POIS O CONHECIMENTO É MODIFICADO DIARIAMENTE. VANESSA MARIA 1º PERÍODO DE PEDAGOGIA TARDE

    ResponderExcluir
  76. Conforme o texto lido pude entender que, vivemos num mundo globalizante e que é necessário um avanço tecnológico, e dentro deste avanço, inclui-se a internet. Compreendo que a internet é muito importante para ganharmos tempo e simplificar nossas vidas no cotidiano; haja vista que, vivemos num universo onde as mudanças são constantes devido ao aperfeiçoamento da tecnologia, e que, precisamos acompanharmos tal progresso, ou então ficaremos alheios aos acontecimentos e também ficaremos desatualizados das novidades. Contudo, devemos viver de forma hamônica entre a tecnologia e o tradicional; Refirmo-me ao texto, à ortografia, à redação, à leitura, etc; Se não equacionarmos os dois, ficaremos com as mentes omissas, ou seja, preguiçosas a tudo isto que relatei, porque a mente precisa exercitar-se e manter através do diálogo, a comunicação pela maneira mais primária possível que são: As cartas e os telegramas.

    Alberto José 1º Periodo de Pedagogia a tarde

    ResponderExcluir